A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Heloisa Elesbão, Sandra Mara Mayer

Resumo


Inúmeros estudos tem como foco a docência, a constituição da docência na Educação Básica e, em específico a docência na Educação Física. No entanto, nos últimos meses a docência foi e está sendo desenvolvida em um cenário de incertezas, no qual não se sabe o que está por vir, devido à situação provocada pela pandemia do novo Coronavírus. Por isso, se faz de extrema importância estudos que têm como foco compartilhar as experiências docentes durante a pandemia. Assim, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência da docência de uma professora de Educação Física junto a turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em tempos de pandemia. Para tanto, foi utilizada a metodologia do relato de experiência e, para a produção dos dados, os registros foram realizados em um diário de campo docente. É sabido que os professores estão se reinventando nesse período difícil, a forma de ensinar e aprender mudou, e as relações entre professor e aluno também, e isso não foi diferente com a professora em questão. É preciso que, entre tentativas, erros e acertos, se encontre uma forma de desenvolver o trabalho docente de modo que os conhecimentos e habilidades desenvolvidas com os alunos tenham sentidos e significados para os mesmos. A partir disso, sabe-se que todos sairão diferentes desse processo, as práticas docentes não serão mais as mesmas, assim como o modo de ver a vida. Com isso, se faz de grande importância o compartilhamento dessas experiências, de modo que os professores, juntos, construam o conhecimento e as práticas mais adequadas diante desse novo normal. 


Palavras-chave


Educação Física; Docência; Ensino Fundamental.

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra.

BARBOSA-RINALDI, I. P. Formação inicial em educação física: uma nova epistemologia da prática docente. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 03, p. 185-207, set./dez. 2008. Disponível em: Acesso em: 12 out. 2020.

BOLÍVAR, A. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza.

BORGES, C. M. F. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004.

CLATES, D. de. M.; GÜNTHER, M. C. C. O PIBID e o processo de socialização docente de professores iniciantes de educação física. In: SAWITZKI, R. L.; ROSA, C. L. L. da.; GAMA, M. E. R. (Orgs.). Iniciação à docência, reflexões e produção do conhecimento: PIBID educação física no CEFD/UFSM. Curitiba, PR: CRV, 2016. p. 145-170.

CONCEIÇÃO, V. J. S. de.; MOLINA NETO, V. Formação e prática educativa do professor de educação física: o início da docência sob olhar da pedagogia crítica. In: CONCEIÇÃO, V. J. S. de.; FRASSON, J. S. (Orgs.). Textos e contextos sobre o trabalho do professor de educação física no início da docência. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 23-44.

CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. 18 ed. p. 51-66. Disponível em: Acesso em: 12 ago. 2020.

FIGUEIREDO, Z. C. C. Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física. Revista Portuguesa de Educação, v. 23, n. 2, p. 153-171, 2010. Disponível em: Acesso em: 04 ago. 2020.

FREITAS, M. N. C. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 155-172, mar. 2002. Disponível em: Acesso em: 04 set. 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: 2019. 7. ed.

MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 215-224, maio./ago. 2020. Recuperado de: < https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026> Acesso em:04 set. 2020.

OLIVEIRA, E. N. de.; SOARES, J. R. Formação de professores: um estudo acerca da iniciação à docência. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências, Icó, v. 2, n. 1, p. 593-602, jan./abr. 2019. Disponível em: < http://riec.fvs.edu.br/index.php/riec/article/view/66> Acesso em: 12 out. 2020.

PAIXÃO, J. A.; BARROSO, Y. W. S.; CUSTÓDIO, G. C. C. Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico. Horizontes, v. 34, n. 2, p. 57-68, ago./dez. 2016. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471> Acesso em: 12 out. 2020.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: a crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

REZER, R.; FENSTERSEIFER, P. E. Docência em educação física: reflexões acerca de sua complexidade. Pensar a Prática, Goiânia, v.11, n. 3, p. 319-329, set./dez. 2008. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/4960/4978> Acesso em: 31 ago. 2020.

ROSA, R. T. N. da. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-19. Revista Científica Schola, Santa Maria, v. 6, n. 1, jul. 2020. Disponível em: < http://www.cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf> Acesso em: 04 set. 2020.

SANTOS, N. Z. dos.; BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. de. Vida de Professores de Educação Física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 02, p. 141-165, abr./jun. 2009. Disponível em: < https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3067/5139> Acesso em: 31 ago. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004. Tradução de Ernani Rosa.

ZANELLA, C. As dificuldades didáticas dos professores iniciantes e os programas de formação inicial e continuada para docentes. In: XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2011, São Paulo. Anais..., São Paulo: ANPUH, 2011. p. 1-15. Disponível em: < http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300404513_ARQUIVO_ARTIGOANPUHCamilaZanella.pdf> Acesso em: 12 out. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)