ENSINO E APRENDIZAGEM DE INEQUAÇÕES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

Tanara da Silva Dicetti, Eleni Bisognin, Valdir Pretto

Resumo


Este artigo tem como objetivo verificar quais são as discussões que estão ocorrendo sobre o ensino e aprendizagem de inequações. Para o alcance deste objetivo desenvolveu-se uma pesquisa como uma abordagem qualitativa, e tem como princípio metodológico a pesquisa bibliográfica. A coleta de dados foi realizada em dois bancos de dados, a fim de buscar teses e dissertações referente ao tema. As plataformas de busca foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Buscaram-se trabalhos relacionados ao ensino de inequações, logo os descritores usados foram os seguintes: Inequação e Inequações. Delimitamos o período para a busca nos últimos 5 anos, foi delimitada também a área de conhecimento em Matemática e Ensino de Ciências e Matemática. Nesta busca foram encontrados o total de 28 trabalhos. Após esta primeira busca, a partir dos descritores, foi feita uma análise de todos os trabalhos, através da leitura dos resumos, em busca dos que contemplavam o estudo de inequações, e assim, observou-se que apenas 5 trabalhos estavam voltados para o ensino de inequações, os demais não tinham como objetivos principal o tema inequação/inequações. Consideramos que as pesquisa com o tema de ensino de inequações ainda são poucas, tendo em vista o quanto a pós-graduação se desenvolveu nesse período, mas evidenciam que o seu ensino é centrado em aplicação de técnicas de resolução, destaca-se também a grande preocupação com a falta de abordagem em diferentes representações das inequações e a dificuldades que os estudantes têm em entender o conceito de inequação, muitas vezes trabalhando a desigualdade como uma igualdade.


Palavras-chave


Álgebra; Inequações; Ensino e aprendizagem em Matemática

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