FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: DISCUTINDO AS PERCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE POR MEIO DE IMAGENS

Matheus Gutler Paim, Eduarda Breunig, Laura Oestreich, Andréa Inês Goldschmidt

Resumo


A Sociedade atual, cada vez mais, vem demandado a formação de sujeitos críticos e socialmente participativos, com princípios alicerçados na democracia das decisões que englobam o seu cotidiano. Logo, as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) se entrelaçam a um ensino comprometido com esse pressuposto. Entretanto, esses conceitos podem ser confusos para muitos educadores e este fato exerce influencia na forma que o professor aborda os conteúdos das áreas científicas. Por outro lado, as imagens possuem diversos significados que podem e devem ser explorados pelo educador a fim de possibilitar um processo de alfabetização visual a seus alunos. Assim, esta pesquisa objetivou discutir as percepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade entre 30 licenciandos de Ciências Biológicas de uma universidade federal, localizada no interior do Rio Grande do Sul, por meio do emprego de imagens. Para isso, os alunos foram divididos em grupos de 4 ou 5 integrantes e na coletividade dos grupos, categorizaram 20 imagens previamente escolhidas pelos pesquisadores, em CTS, podendo utilizar mais de uma opção para a mesma imagem. Os resultados sinalizaram uma visão bastante ingênua da Ciência e da Tecnologia, voltando-se para as “maravilhas da Ciência”, corroborando com os achados de outros estudos disponíveis na literatura. Ainda assim, alguns alunos já percebem algumas problemáticas causadas pelo uso indiscriminado da Tecnologia. Ao final, concluímos que o emprego das imagens permitiu aos discentes, para além da investigação das percepções, um momento de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre os conceitos de CTS.


Palavras-chave


Ensino de Ciências. Formação de professores. CTS

Referências


BAZZO, W.; LISINGEN, I.; TEIXEIRA, L. T. V. Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero América. OEI- Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Espanha: Madrid, 2003.

BRUNO, N. V. Utilização de imagens no ensino de Ciências: concepções de professores de nível fundamental. Dissertação (Mestrado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2018.

BUSH, V. [Relatório] Ciência, a fronteira sem fim. 1945.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2003.

CHRISPINO, A. Introdução ao Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade Na educação e no ensino. Material de estudos para as disciplinas do programa de Pós-graduação do CEFET/RJ), 2013.

DOS SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em Ciências, v. 2(2), p. 1-23. 2000.

MARTÍN-GORDILLO, M.; OSORIO, C. Educar para participar en ciencia y tecnología. Un proyecto para la difusión de la cultura científica. Revista Iberoamericana de Educación, v. 32, p. 165-210, 2003.

MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos. Actas del PIDEC: textos de apoio do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos. Porto Alegre, v. 5, p. 101-136. 2003.

NAVARRO, T. E. M. Utilização didática de imagens por formadores de futuros professores de Ciências. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

NEIVA JÚNIOR, E. A imagem. São Paulo: Ática, 2006.

PEREIRA, A. G. Alfabetização visual: uma perspectiva para a auto(trans)formação permanente com professores. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2015.

PICCININI, C. L. Imagens no ensino de Ciências: uma imagem vale mais do que mil palavras? In: MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; VILANOVA, R. (Ed.). O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: [s.n.], 2012.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, n. 1, p. 1-14, 25 mar. 2009.

SAREWITZ, D. Frontiers of illusion: Science, technology, and the politics of progress. Temple University Press, 1996.

SILVA, B. H. da. A perspectiva CTS na formação inicial de professores de química: construindo subsídios para uma ação didático-pedagógica inovadora. 2014. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. 2014.

TOMIO, D. et al. As Imagens no Ensino de Ciências: O que dizem os estudantes sobre elas? Caderno pedagógico. Lajeado. v. 10, n. 1, p. 25-40, 2013.

VARGAS, M. Técnica, Tecnologia E Ciência. Revista Educação & Tecnologia. Ano 4, maio, n. 6, 2003.

VAZ, C. R.; FAGUNDES, A. B.; PINHEIRO, N. A. M. O surgimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação: uma revisão. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Paraná, 2009.

VIDAL, C. S. O tema CTS da indústria da guerra usando a técnica da controvérsia controlada no ensino médio. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, 2016


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)