ESCOLA DA INFÂNCIA: MUITO MAIS QUE UM ESPAÇO, UM LUGAR DO SAGRADO

CATIA AREND

Resumo


Neste trabalho analisamos a ideia de escola da infância como um lugar do sagrado para as crianças. Diante do distanciamento social em decorrência da pandemia Covid-19, temos a oportunidade de repensar a escola que oferecemos às crianças, apresentando como objetivos do presente artigo compreender o significado do sagrado e a significação do sagrado na perspectiva das crianças, explorar a ideia da escola como um lugar do sagrado para as crianças, e onde o sagrado está materializado na escola de Educação Infantil. Como suporte à pesquisa, que apresenta o caráter de análise temática teórica, se fez uso de um aporte bibliográfico nas contribuições de Parker Palmer, Rudolf Otto, Ruy Espírito Santo e Gandhy Piorski. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa permitiram compreender que a nossa concepção de sagrado na educação deslumbra possibilidades de ressignificar as relações, os ambientes e as aprendizagens e, ao professor apresenta-se a necessidade de cultivar do senso do sagrado. Os ambientes sagrados desenvolvem a sensibilidade, o encantamento, o prazer em saber, ensinar e aprender com os olhos suaves de quem se surpreende com as coisas da vida e não se convence que tudo o que precisa ser aprendido está apenas nas apostilas escolares. A análise temática revela “ideias” que expandem, clarificam e iluminam uma ideia ou pensamento acerca de um tema. Ao analisar a escola da infância na perspectiva de lugar do sagrado (ambientes do sagrado) foi possível compreendê-la como um lugar capaz de sustentar o desenvolvimento da capacidade de se surpreender. Se surpreender com o simples, o inimaginável, o comum, o imprevisto, o básico e o rico aos olhos da criança. O sagrado está na escola da infância e a criança sabe onde é esse lugar.

Palavras-chave


Educação Infantil. Sagrado. Ambiente.

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