QUAL O ENTENDIMENTO QUE CRIANÇAS TÊM SOBRE AS ABELHAS? CONHECER PARA PRESERVAR

Maira dos Santos Silveira, Laura Oestreich, Andréa Inês Goldschmidt

Resumo


As abelhas são insetos polinizadores de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta. Entretanto com o avanço das ações antrópicas estes insetos vêm sofrendo sérias consequências em decorrência da degradação ambiental. Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar as concepções prévias que as crianças têm acerca das abelhas, com o intuito de fornecer subsídios para que professores possam utilizar destes saberes para construir novos conhecimentos em sala de aula. A metodologia assume uma abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida a partir de um questionário semiestruturado aplicado entre 45 alunos, com idades entre 10 e 13 anos, estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Foram investigados sobre a importância das abelhas; desaparecimento das abelhas; motivos das abelhas estarem desaparecendo. A análise de dados foi desenvolvida a partir de Análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que os alunos elencam a importância da polinização das abelhas (33,3%), sendo fundamental para o meio ambiente, contudo, citam produção de mel (43,5%), como principal fator de prejuízo, evidenciando a necessidade de um ensino de ciências voltado para a valorização dos insetos para o ecossistema. Os alunos associaram a morte das abelhas ao uso de agrotóxicos (40%) e, abelhas picam e perdem o ferrão (2,2%), evidenciando a importância da observação do educador diante de concepções equivocadas. Desta maneira, em âmbito escolar, é fundamental, o reconhecimento das concepções dos alunos, pois é a partir destas que serão geradas reflexões, e ações em relação ao meio ambiente, e suas práticas poderão ser propagadas a diante de maneira a conscientizar todo um contexto social.


Palavras-chave


Ensino de ciências; Primeiros anos escolares; Concepções

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