Educação e Covid 19: estratégias adotadas pelo Colégio Militar de Porto Alegre no contexto da pandemia

Gerusa Romana Lea da Silva, Julia Bolssoni Dolwitsch

Resumo


O texto apresentado tem como propósito discutir sobre algumas estratégias adotadas pelo Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) no Contexto da Pandemia. No final de 2019 a Organização Mundial da Saúde (OMS) se deparou com a existência de um novo tipo de vírus, que teve início na China. Com isso a educação e a organização do ensino foram repensadas e novas estratégias de ensino e aprendizagem precisam ser delineadas. O CMPA interrompeu as aulas presenciais e adotou o ensino a distância, por meio da plataforma Moodle, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).Mesmo diante dos desafios, o CMPA conseguiu manter um trabalho de qualidade e excelência no contexto da pandemia, cumprindo até o momento cerca de 180 (cento e oitenta) dias de aulas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para prosseguir com as atividades educacionais, o CMPA utilizou diferentes ferramentas para interação com os alunos dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem organizando práticas didáticas e pedagógicas para que os alunos não perdessem nenhum dia de aula.


Palavras-chave


Ambiente Virtual de Aprendizagem;Covid 19; Ensino Remoto

Referências


Batista, M. Á. H. (2005). Consideraciones para el diseño didáctico de ambientes virtuales de aprendizaje: una propuesta basada en las funciones cognitivas del aprendizaje. In: Revista Iberoamericana de Educación, 38 (5), pp. 25-04-06.

Charles Holges et al. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Disponívelem: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1. Acesso em: 09 out 2020.

Santos, C. (2017). O que é o G Suite for Education e como usá-lo? Disponível em: https://www.santodigital.com.br/category/google-meet/. Acesso em: 09 out 2020.

OPAS Brasil. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Ite mid=875#historico. Acesso em: 09 out 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)