O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A CALCULADORA FINANCEIRA COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM

Júlia Rauber Rodrigues, Leonam Vieira Hemann, Thaís de Souza Machado, Karla Jaqueline Souza Tatsch

Resumo


Apresenta-se, neste trabalho, o relato de uma experiência de ensino vivenciada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Franciscana. A prática pedagógica, com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, proporcionou uma experiência de ensino com o uso de uma calculadora financeira como recurso didático. A atividade de pesquisa teve por objetivo proporcionar, a bolsistas de iniciação à docência, vivências no ensino de matemática na educação básica, para o reconhecimento das potencialidades do uso de tecnologias digitais na aprendizagem. Por meio do trabalho, viabilizou-se a interação dos acadêmicos bolsistas PIBID com o ambiente de sala de aula; o entendimento da importância do planejamento e organização da aula para o sucesso da aprendizagem; e o reconhecimento das potencialidades do uso de recursos tecnológicos digitais para a aprendizagem. O programa, como política pública de formação de professores, promove a aproximação entre a universidade e a escola, num trabalho cooperativo para a conquista da qualidade do processo educativo. Utilizou-se de reuniões semanais e dois encontros na escola, com os alunos e a professora regente, para a elaboração e aplicação das atividades. Observou-se que, quando os laços universidade e escola são estreitados, um ambiente vasto de corresponsabilidade, diálogo e aprendizagem, promovendo a construção de conhecimentos de professores e alunos envolvidos. O uso de metodologias e recursos inovadores são potencializados pela apresentação das possibilidades de suas aplicações na realidade escolar e experiências profissionais são compartilhadas para com os futuros professores, num mútuo processo de crescimento.


Palavras-chave


Ensino Médio; Formação docente; PIBID

Referências


BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. BNCC. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências . Brasília, 2010.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Matemática Financeira com Hp12C e Excel. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 2 ed. São Paulo: Papirus, 1996.

FEIJÓ, Adriano Brandão. O Ensino de Matemática Financeira na Graduação com a utilização da Planilha e da Calculadora: uma investigação comparativa. 2007. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

NEITZEL, Adair de Aguiar; FERREIRA, Valéria Silva; COSTA, Denise. Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. especial, 2013, p. 98-121.

PNLD. Plano Nacional do Livro Didático. Guia de livros didáticos: PNLD 2014. Matemática. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)