TECNOLOGIAS EM FOCO: PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Thaís de Souza Machado, Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Júlia Rauber Rodrigues, Patrícia Zanon Peripolli, Eliane Quincozes Porto

Resumo


Esta comunicação desenvolveu-se como um estudo bibliográfico a partir de dissertações e teses que atendem as perguntas da pesquisa, sendo estas perguntas formuladas a partir da necessidade de aprofundamento no tema, bem como compreender o processo de formação continuada que ocorre nos programas de Pós-Graduação na área do ensino de Ciências e Matemática, além disso, preocupou-se em reconhecer como se dá esse processo frente ao uso de tecnologias nas práticas que os professores, em formação continuada, desenvolverão com seus alunos, já que o uso de tecnologias se mostra como emergente no século atual. Tal pesquisa, teve como objetivo discutir os dados produzidos em um levantamento bibliográfico, realizado a partir de Programas de Pós-Graduação na área do ensino de Ciências e Matemática do Brasil, com pesquisa realizadas entre 2011 e 2016, evidenciando o trabalho de professores que ensinam Matemática, sendo eles Matemáticos ou Pedagogos. Tal estudo tem caráter qualitativo, pois visa compreender o processo, já os dados foram interpretados a partir de uma análise descritiva (TRIVIÑOS, 1987) e interpretativa (GIL, 2007). Dessa forma, identificou-se o modo como as pesquisas desenvolvidas nesses programas têm contribuído para a formação continuada de professores com foco nas tecnologias. Os resultados apontam que há uma variedade de propostas de formação para o professor de Matemática, entretanto, para os professores dos anos iniciais as ações formativas são mais restritas. Além disso, as pesquisas evidenciam as potencialidades formativas do uso das tecnologias que vão desde um recurso para o ensino até uma possibilidade de (re)significado de conceitos específicos por parte dos professores.

Palavras-chave


Formação continuada; Tecnologias para o ensino; Ensino de Matemática.

Referências


BENNEMANN, M. Formação continuada de professores de Matemática com o uso de tecnologias de informação e comunicação na perspectiva da Educação Matemática Crítica. 2013, 164f. (Doutor em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2013.

CARVALHO, M. C. P. A prática do professor de anos iniciais no ensino da Matemática e a utilização de recursos tecnológicos. 2012, 120f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012.

CARVALHO, S. F. Formação continuada em serviço e o uso da lousa digital em aulas de Matemática: ações e reflexões de um grupo de professores. 2014, 150f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2014.

COSTA, N. M. L. Reflexões sobre tecnologia e mediação pedagógica na formação do professor de Matemática. In: BELINE. W.; COSTA, N. M. L. (Org). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: Algumas Reflexões. Campo Mourão: FACILCAM, 2010. p. 85-116.

DANTAS, S. C. Design, implementação e estudo de uma rede sócio profissional online de professores de Matemática. 2016, 232f. (Doutor em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

GOLDENBERG, Mírian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. Disponível em: Acesso em 01 out 2019.

LIMA, M. A. S. Tecnologias no ensino de Matemática e na formação dos professores do município de Guarulhos (SP). 2013, 138f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2013b.

KENSKI, V. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2003.

MACHADO, C. P. Investigando o uso de software educacionais como apoio ao ensino de Matemática. 2011, 83f. (Mestre em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011.

MAGALHÃES, J. M. C. Ressignificações de concepções de professores polivalentes sobre sua relação com a Matemática e o uso de jogos matemáticos. 2012, 105f. (Mestre em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2012.

NIFOCE, R. E. M. Conhecimentos revelados por professores em um curso de formação continuada para a utilização de Objetos de Aprendizagem. 2013, 173f. (Mestre em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

OLIVEIRA, A. D. Reconstruindo o conceito de paralelogramo com o software Klogo: uma experiência com professores de Matemática. 2012, 131f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2012a.

OLIVEIRA, A. Formação continuada de professores de Matemática a distância: estar junto virtual e habitar ambientes virtuais de aprendizagem. 2012, 88f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2012b.

OLIVEIRA, P. S. L. História de vida de multiplicadores especialistas de núcleos de tecnologia educacional: impactos da formação em sua trajetória profissional. 2012, 168f. (Mestre em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2012c.

PESENTE, I. Formação continuada: a calculadora como um recurso didático em sala de aula. 2015, 163f. (Mestre em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2015.

POCRIFKA, D. H. Inclusão digital nas políticas públicas para formação de professores em Pernambuco. 2012, 183f. (Mestre em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

PUPO, R. A. O uso das tecnologias digitais na formação continuada do professor de Matemática. 2013, 105f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante Anhanguera, São Paulo, 2013.

ROCHA, A. K. O. A programação de computadores como meio para integrar diferentes conhecimentos: uma experiência com professores de Matemática. 2015, 237f. (Doutor em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante Anhanguera, São Paulo, 2015.

RODRIGUES, P. H. Práticas de um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática. 2015, 228f. (Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

SEIDEL, D. J. O professor de Matemática online percebendo-se em Cyberformação. 2013, 278f. (Doutor em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2013.

SILVA, A. C. Travessia reflexiva do silêncio/diálogo interior: a construção do professor no contexto da cibercultura. 2012, 192f. (Mestre em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012a.

SILVA, M. M. A. Formação continuada de professores e tecnologia: concepções docentes, possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais na Educação Básica. 2014, 112f. (Mestre em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014b.

SOUZA, M. E. Professores e o uso do Geogebra: (re)construindo conhecimentos sobre funções. 2016, 102f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2016.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)