A APLICAÇÃO DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM CRIANÇAS

Cassius Grillo, Jamille Dias

Resumo


Este artigo tem como objetivo o uso da Ciência da Computação para auxiliar crianças no desenvolvimento de habilidades tão importantes para o mundo atual. Essas habilidades ultrapassam os conteúdos curriculares, ajudando no desenvolvimento global da criança e, são consideradas por muitos, competências fundamentais para o século XXI. Dentre elas, estão o raciocínio lógico, autonomia, pensamento crítico, colaboração, trabalho em equipe, habilidade de aprender novas habilidades, de aceitar novos conceitos, de avaliar novas situações, de lidar com o inesperado e empatia. Trata-se de um relato de experiência baseado em um trabalho desenvolvido com crianças entre 6 e 10 anos. O trabalho foi elaborado apoiado em teóricos como Papert (1980) e Resnick (2020) e em documentos oficiais do MEC. Esses estudos possibilitaram a reflexão sobre as possibilidades de desenvolver a imaginação e a criatividade, além de outras habilidades, citadas anteriormente, utilizando a abordagem de projetos com o uso das ferramentas computacionais. Considerando  o grande interesse das crianças quando o assunto é tecnologia, foram utilizadas ferramentas e aplicações que podem ser manipuladas desde pré-leitores até crianças maiores. Observando os resultados, foi possível verificar o grande engajamento das crianças na realização das atividades, bem como na busca que parece infinita no aprimoramento dos projetos, despertando o desejo pelo compartilhamento e pela transmissão dos conhecimentos adquiridos.

Palavras-chave


Criatividade. Imaginação. Autonomia. Colaboração. Projetos. Ciência da Computação.

Referências


PAPERT, Seymour. Mindstorms: chieldren, computers and powerful ideas. Basic Books - New York, 1980

RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos [recurso eletrônico] / Mitchel Resnick; tradução: Mariana Casetto Cruz, Lívia Rulli Sobral; Revisão Técnica: Carolina Rodeghiero, Leo Burd.– Porto Alegre: Penso, 2020.

GARCIA, J.; PAGANO, A.; PRANDI, R. A reinvenção da Educação Infantil: uma experiência de Reggio Emilia. 1. Ed. Curitiba: Editora UTP, Coopselios, 2018.

VYGOTSKY, L. Imaginação e criatividade na infância. Lisboa: Dinalivro, 2012.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em:

. Acesso em 11/09/2020.

STUDIO CODE.ORG. Disponíve em: . Acesso em 12/09/2020

SCRATCH em: scratch.mit.org acessado em 12/09/2020


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)