A NATUREZA COMO ESPAÇO EDUCATIVO NAS ESCOLAS DA INFÂNCIA

Catia Rodrigues Arend, Marilva Gonçalves

Resumo


Este artigo trata do papel da natureza como espaço educativo. Aqui analisamos a natureza como espaço educativo nas escolas da infância. A pesquisa aqui descrita surgiu da necessidade de ampliar e aprofundar conhecimentos e reformular conceitos acerca da utilização das áreas livres como espaços educativos nas escolas brasileiras de Educação Infantil. Para isso, me apoiei em teóricos tais como: Rinaldi (2014), Tiriba (2010, 2018), Lima (2016), Barros (2018), Horn (2017) e publicações do instituto Alana (2013). Este é um estudo teórico com base em revisão de literatura. A análise resultou na constatação de que uma das peças desse complexo panorama que precisa mudar são os espaços educativos escolares e a necessidade de dar luz à importância da naturalização dos espaços escolares e à ressignificação do seu uso, garantindo a riqueza de estímulos e possibilidade de realização de múltiplas atividades. Apesar dessa necessidade evidente e, no Brasil, tais espaços estarem sendo cada vez mais valorizados socialmente, eles ainda são pouco planejados. Os ambientes naturais desenvolvem a sensibilidade, o encantamento e permite ressignificar as aprendizagens para além da sala de aula, vendo na natureza o caminho para o prazer de aprender e desenvolver-se enquanto pertencente ao ambiente. A análise temática revela “ideias” que expandem, clarificam e iluminam uma ideia ou pensamento acerca de um tema. Ao analisar a escola da infância como um ponto de encontro entre a criança e a natureza possibilitou propor alternativas de se repensar a escolas e desemparedar as crianças para viverem uma infância livre em que o cheiro da grama, a terra nas mãos e o vento no rosto, seja uma constante e não apenas um episódio.

Palavras-chave


Escola Infantil. Espaços Educativos. Natureza.

Referências


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